Pesquisa

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Aquelas palavras antes de dormir

Caríssimo -
Sabemos o quanto és um homem inteligente. Dizem que você leu bastante. Leu de um tudo, me disseram. Disseram-me também que ao me aproximasse de ti, atenção, disseram-me que eu tomasse cuidado com os conceitos. Nem sei o que é isso, mas disseram-me assim: ele fala por conceitos. Ele fala só conceitos. Ele fala sozinho e através de conceitos, com conceitos, quem ou o que quer que eles (os conceitos) sejam. Pois bem. Cá estou: na beirada da tua insônia. Cá estou para te perguntar: o que são os conceitos que parecem ser tão importantes a você? Tem como dar um exemplo? Explicar seria demais?
Imagino um homem que teve as condições. Elas não são coisa dada. É preciso ter as condições. As condições para ler as palavras, para tramar com palavras um punhado de outros sentidos. Imagino um homem assim, com pressa, como você, um homem com condições e que leu bastante, disseram-me, eu não sei se procede. O que me importa é apenas essa imaginação (eu mesmo sou um homem que não sabe conceitos, mas imagina que é uma beleza, não sei se serve, mas imaginar é comigo mesmo). Dito isto, penso: a que distância da vida os conceitos te colocaram? Eles participam? Jantam contigo? Quando você tem uma relação sexual com alguém, os conceitos deitam-se contigo?
Disseram-me coisas, é verdade. E para além das verdades e das falsidades, mesmo, para além de todo esse trê-lê-lê, queria apenas lhe dizer essas palavrinhas antes de dormir. Queria te dizer que de nada adianta a filosofia quando ela te põe tão ausente de si. Do que serve uma coisa se eu não posso colocá-la entre os dentes? Quando sinto-me confuso, eu, um homem todo dado às imaginações, eu apenas calo a boca e está pronto, resolvido, é a vida.
E você, meu caro, caríssimo, e o senhor? Quando cessa o ar do verbo, quando a boca seca e decreta seca, o que o senhor faz?
Adiante, diga o que você diria.
Você dirá de qualquer modo. Você dirá algo. Apenas diga o que você diria.
Vamos lá. Eu te aguardo.
Boa noite,

Nenhum comentário:

Postar um comentário