Pesquisa

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Esperânsia

O que esperar?
Desespero tudo.
Disse o cardiologista
Ansiedade é o nome disso
Disso o quê? Retruquei.

Disso...
Disso.
Disse ele
Você.

Respirei fundo e rápido
Olhei pela janela
Os exames sobre a mesa
Ventaram.

Isso...
Isso.
Disse a ele
É o que sou.

O sol lá fora estagnou.
As Vassouras pararam de tocar o chão.
Sinais de trânsito fecharam bruscamente.
Não houve atropelamento.
Estava tudo calmo
Na ânsia
Tudo ainda assim pleno.

Olhei-me nos olhos que me olhavam.

Pensei sobre o que não tem mais jeito.

O que você esperava?
A vida, o que te deu
Foi mesmo e apenas isso
Essa habilidade trêmula
De ser inconformado
Com o seu contorno
Suas maravilhas e depressões.

Ele me disse assim que me levantei
Ele me disse
Diogo, se isso é o que você é
E se ser você é o que apenas o que há
Então seja
Seja ansioso
Fume seus cem cigarros
Durma sozinho e acompanhado
Mas continue

Até tombar?
Lhe perguntei.
Até morrer?
É isso.
Sim, disse-me o doutor
É isso
É isso?
Que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário